A segunda fase das obras do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte) teve os serviços retomados na Zona Norte de Natal. Segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN), os recursos para finalização desta e da terceira etapa estão garantidos.
Aguardada há anos pela população da Zona Norte, a segunda etapa contempla a finalização da duplicação da Av. Moema Tinoco e da Av. Tocantínea, com construção de rotatória para melhorar o trânsito de uma avenida para a outra. Essa parte da obra tem previsão para ser concluída em março de 2024, conforme afirmou a governadora Fátima Bezerra (PT) em abril.
De acordo com a SIN, o Pró-Transporte não está incluído no Novo PAC, anunciado pelo governo federal, mas o Ministério das Cidades já garantiu ao Governo do RN que haverá a liberação de verbas tanto para a conclusão da segunda etapa, quanto para o desenvolvimento e execução do projeto da terceira etapa.
Segundo a pasta, os recursos serão liberados conforme demanda. Neste momento, está sendo finalizada a segunda etapa, com recursos federais e contrapartida do Estado. “Não há como precisar os valores porque eles vão se alterando por causa do pagamento de algumas indenizações por desapropriações de imóveis”, informou a secretaria. Após a finalização da segunda etapa, a licitação para a terceira já deve ser lançada.
A obra do Pró-Transporte foi iniciada há 18 anos e foi dividida em três etapas, sendo que apenas a primeira está concluída – o viaduto da Redinha e as obras na avenida Moema Tinoco. Em visita ao RN no mês de maio, o ministro das Cidades Jader Barbalho Filho garantiu a liberação de R$ 70 milhões que serão aplicados na terceira fase do projeto. Etapa essa que tem previstas construções na Avenida das Fronteiras.
O Pró-Transporte é um programa que se originou no Ministério das Cidades e tem como finalidade o financiamento de projetos de infraestrutura de transporte coletivo urbano, envolvendo a construção de obras viárias destinadas a aprimorar a circulação de veículos e pedestres nas áreas públicas dos municípios.
O projeto representa um marco significativo para a mobilidade urbana na Grande Natal. Ao atingir a fase de conclusão, o sistema viário abrangerá uma população de mais de 400 mil habitantes, abrangendo tanto a capital potiguar quanto os municípios da Região Metropolitana.
Detalhamento
Conforme informou a Secretaria de Estado de Infraestrutura (SIN), a segunda etapa do Pró-Transporte está dividida em dois eixos, sendo denominado em Meta 2A (Av. Moema Tinoco) e Meta 2B (Av. Tocantínea).
Na Meta 2A será realizado a duplicação em toda a extensão da Av. Moema Tinoco (1,50 km), incluindo a implantação de paradas de ônibus com abrigo de passageiros, passeio (calçadas) e ciclovia.
Já a Meta 2B inclui a Av. Tocantínea, que encontra-se com grande parte dos serviços de duplicação executados, faltando duplicar dois trechos (Encontro com a Av. Moema e o Acesso ao Ginásio Nélio Dias). Além disso, falta a conclusão da alça “D” do viaduto das Fronteiras, sendo este em execução.
Meta 2A – Av. Moema Tinoco 1,50 km de extensão
1 – Elaboração do Projeto Executivo de Engenharia (Executado)
2 – Desapropriação (Em Execução)
3 – Terraplenagem (Em Execução)
4 – Drenagem (A iniciar)
5 – Pavimentação (A iniciar)
6 – Sinalização (A iniciar)
7 – Serviços Complementares (A iniciar)
*Para conclusão da obra os serviços seguem ordem para serem executados;
Meta 2B – Av. Tocantínea 3,50 km de extensão
1 – Elaboração do Projeto Executivo de Engenharia (Em Execução)
2 – Desapropriação (Executado)
3 – Terraplenagem (A iniciar)
4 – Drenagem (Em Execução)
5 – Pavimentação (A iniciar)
6 – Sinalização (A iniciar)
7 – Serviços Complementares (A iniciar)
8 – Iluminação Pública (Em execução)
*Para conclusão da obra os serviços seguem ordem para serem executados.