SETURN

NOTÍCIAS

SOCERN: 22 anos de lutas



A Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte (SOCERN) entidade civil, filantrópica sem fins lucrativos ou econômicos de direito privado com sede em Natal, fundada pelo radialista, cronista esportivo e militante social Ronaldo Tavares em primeiro de agosto de 1996, atua há 22 anos lutando pela inclusão social das pessoas cegas e de baixa visão no RN.

ORIGEM

A fundação da SOCERN ocorreu diante da necessidade premente de uma instituição que lutasse pelo resgate da imagem do nosso segmento, visando reduzir as desigualdades sociais e de forma sistemática lutar pela igualdade de oportunidades.

Vale frisar que nos últimos anos todas as leis e conquistas em prol desse segmento devem-se efetivamente à luta da SOCERN junto aos órgãos constituídos.

Destacamos a criação da Comissão Especial em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Câmara Municipal de Natal em pleno funcionamento; lei que institui o Setembro Verde em Natal como forma de promover socialmente as pessoas com deficiência; lei do Setembro Cidadão em nível estadual buscando destacar a importância da prevenção, bem como a efetivação das políticas públicas; lei municipal do cão guia e a lei municipal que garante provas nos concursos públicos de forma especial, inclusive em sistema Braille.

Transitam leis instituindo o Abril Marrom como forma de prevenir as mais diversas formas de cegueira em Natal e no RN, entre tantas outras por proposição dessa entidade.

MISSÃO

Nossa missão principal é defender, zelar e manter as conquistas e interesses das pessoas cegas, evitando a violação dos direitos já assegurados nas mais diversas legislações.

Graças ao surgimento da SOCERN, o Rio Grande do Norte teve a possibilidade de participar efusivamente do Movimento Nacional das Pessoas Cegas, de 2000 a 2008, tendo seu presidente ocupado o cargo de Conselheiro Titular por 2 anos e meio 2006/2008 no Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência (CONADE); mesmo existindo outras organizações para cegos há 70 anos, somente a Sociedade dos Cegos conseguiu relevante feito.

A SOCERN atua de maneira abrangente nos movimentos sociais, com uma cadeira nos Conselhos de Direitos das Pessoas com Deficiência em nível municipal e estadual, bem como no Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana de Natal (CMTMU) - o qual não abrimos mão, mesmo sabendo que os desafios são constantes e permanentes.

Graças a todo esse trabalho realizado, o seu presidente foi homenageado com Moções de Aplausos e Votos de Congratulações pela Câmara Municipal de Natal, Assembleia Legislativa do RN e Câmara Federal, pelos 33 anos de atuação e militância nos Movimentos Sociais. Destes, 22 anos como dirigente da SOCERN e 11 anos como atleta de Futebol de Cegos.

A entidade está localizada no Centro de Natal, na Avenida Alexandrino De Alencar, 411, Alecrim, Natal, CEP 59030-350.

Fone: 84 3086.2223 / 98801.3204 / 3211.9122

Site para pesquisas sobre pessoas com deficiência visual: intervox.nce.ufrj.br/~tavares

Email: socern@gmail.com Face: ronaldosocerntavares

RADIALISTA-PRESIDENTE-SOCERN Ronaldo Tavares da Silva

 

LISTA DE NOTÍCIAS