NOTÍCIAS

Vivendo a terceira idade com consciência e responsabilidade



Alcançar a terceira idade com saúde e aprender a conviver com as limitações do corpo são pontos fundamentais para se viver bem e feliz. Ter a consciência de que é preciso desacelerar mais o ritmo das atividades, faz parte do processo natural da vida para quem está alcançando a fase idosa, no entanto, é possível aproveitar os momentos de uma forma diferente e com responsabilidade.

Pensando nisso, o projeto Vida e Movimento na Terceira Idade trouxe essa temática tão importante neste mês de maio, para cerca de cinquenta idosos que compareceram ao auditório do DNOCS, no bairro da Ribeira, no último dia 10 de maio . Nesta edição, o projeto convidou a infectologista doutora Yvelise Castro de Andrade, que trabalhou o tema “Orientações específicas para os idosos, familiares, acompanhantes e cuidadores”. A palestrante apresentou alguns cuidados que são necessários nessa fase e que são primordiais para que o idoso tenha uma vida saudável e ativa. “ Fomentar e incentivar o autocuidado para a preservação da mobilidade e independência, foram os principais pontos da palestra”, explicou a infectologista, que trouxe uma reflexão aos presentes de que é preciso, antes de tudo, tomar a consciência sobre como essa fase deve ser enxergada, sobretudo pelo idoso. “É melhor se colocar na condição de dependente e ter saúde por um bom tempo, do que ser um orgulhoso debilitado”, alertou doutora Yvelise Castro.

Antônia Almeida, de 79 anos, gostou do tema e principalmente, sobre as orientações recebidas.“ Já sofri quedas e vejo a importância de se falar sobre a prevenção de acidentes. Sou consciente das minhas limitações, e sempre peço ajuda de quem está próximo a mim”, contou Antônia.



Maria do Livramento, de 65 anos, que participou do projeto pela primeira vez, é cabeleireira e continua trabalhando até hoje, fazendo o que mais ama. “Parei de cuidar dos meus filhos, pois todos já estão adultos; agora, passo a cuidar mais de mim e do meu bem estar”.

Após a palestra os idosos fizeram teste de glicemia, aferição da pressão e pesagem com a parceria da Hapvida, além disso, o evento também contou com o apoio da Multiclínica. O Projeto Vida e Movimento na Terceira Idade de junho acontecerá no dia 14 de junho, a partir das 8horas.

 

LISTA DE NOTÍCIAS